Categorias
Relacionados

SABRINA FERNANDES: O SOCIALISMO É UM FUTURO VIÁVEL? – 20 Minutos Entrevista


Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Acesse: CriarApps.com
Saiba Mais Sobre: vazados telegram



SABRINA FERNANDES: O SOCIALISMO É UM FUTURO VIÁVEL? – 20 Minutos Entrevista

A doutora em sociologia Sabrina Fernandes criticou, no programa 20 MINUTOS desta quarta-feira (12/10), com Breno Altman, a militância de esquerda que subestima e ridiculariza políticos da extrema direita, ao mesmo tempo que revela dificuldades em dialogar com setores indecisos sobre o voto de 30 de outubro, como por exemplo o das mulheres evangélicas. “Damares Alves é espertíssima. Um problema da esquerda que ficou muito evidente nos últimos anos é subestimar nosso inimigo. É muito fácil dizer que nosso inimigo é burro, vulgar, não sabe o que faz. Eles sabem muito bem o que estão fazendo”, opina.

Militante marxista e ecossocialista empenhada na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, ela observa que mulheres evangélicas conservadoras não têm total identificação com o machismo e a grosseria de Jair Bolsonaro, mas tampouco se identificam com a militância feminista de padrão neoliberal, que tende a rotulá-las como intelectualmente inferiores. “Elas estão no meio do caminho. Aí vem o apelo da guerra espiritual, que pega essas pessoas e joga novamente ao voto em Bolsonaro”, analisa. Fernandes critica vícios da esquerda em falar mais que escutar e ensinar mais que aprender: “A gente precisa aprender a conversar, senão vai acabar alienando mais ainda quem queremos trazer para nosso lado”.

Idealizadora e apresentadora do canal Tese Onze, no YouTube, a socióloga deposita esperanças em que Lula reconstrua pontes para a integração latino-americana, inclusive como meio de proteção aos governos que chama de “nova onda rosa” no continente. “A nova fase é muito frágil. A gente chega com menos força do que na primeira vez, agora já existe uma extrema direita mais consolidada”, adverte. A integração latino-americana seria uma alternativa à dominação imperialista de Estados Unidos e Canadá: “Lula chegando pode ser uma boa ponte, como Gustavo Petro já está sendo na Colômbia. Nossas lutas são muito mais parecidas, nossos inimigos são comuns.”

Fernandes credita ao velho antipetismo a descarga de votos úteis em Bolsonaro no primeiro turno: “Uma das maiores instituições do Brasil chama-se antipetismo. É um fenômeno montado pela direita, que institui pânicos morais ao redor do PT, se baseia no medo e constrói um monstro a partir daí”. Ela discorda, mais uma vez, de quem subestima o bolsonarismo: “Não acredito em classificar o governo Bolsonaro como incompetente. Eles entregaram muito do que prometeram. Mas tiveram muitos erros táticos pela vulgaridade da figura central e dos filhos, que são detestáveis”.

00:00:00 Abertura
00:03:04 Sabrina Fernandes na militância pela eleição de Lula
00:05:54 Sabrina Fernandes: “Uma das principais instituições do Brasil chama-se antipetismo”
00:08:57 O bolsonarismo é um projeto de identidade
00:15:57 O projeto de infiltração militar: como desbolsonarizar as Forças Armadas?
00:21:08 A tática de frente ampla tem dado resultados?
00:29:02 Fernandes: militância deve manter o vermelho nas ruas
00:34:30 A “nova onda rosa” na América Latina
00:38:30 Vale infiltrar esquerda revolucionária em setores revolucionários?
00:41:45 Damares Alves: o segundo turno como guerra espiritual
00:45:26 Fernandes: esquerda erra ao subestimar o inimigo
00:51:58 Campanha de Lula deveria aderir às fake news?
00:57:02 A experiência de mobilização eleitoral pelas redes sociais
01:03:56 Fernandes: mal conhecido, o comunismo é o inimigo ideal para a extrema direita
01:07:13 O que esperar do terceiro governo Lula?
01:10:27 Esquerda reformista, pão, paz e terra
01:13:27 Esquerda revolucionária: “É possível negociar com o capitalismo até certo ponto”
01:19:14 No meio do caminho, a esquerda liberal
01:21:57 Lula e a emergência climática

Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!

Assinatura solidária: http://www.operamundi.com.br/apoio


Hashtags: #SABRINA #FERNANDES #SOCIALISMO #FUTURO #VIÁVEL #Minutos #Entrevista

Autor ID: UCOjUlJ4EpPxuhtT0zEVw25A

Autor: Opera Mundi

Por favor, preencha os campos obrigatórios.

29 respostas em “SABRINA FERNANDES: O SOCIALISMO É UM FUTURO VIÁVEL? – 20 Minutos Entrevista”

Gostei muito da Sabrina bem consciente só faço uma ressalva sobre a sua visão de Lula, na minha opinião ele é muito mas muito além do que o papel que a entrevistada falou, o que não muda em nada minha opinião sobre a mesma.

Não sou mais petista desde a campanha de 2001, mas sempre votei no PT para a presidência. Votar no Lula este ano, dado o "evento" Alckmin, foi um parto! tive que ajudar a mão direita com a esquerda para apertar o botão.

Queria apenas esclarecer que Lula não fez carta direcionada a nenhuma religião específica, não foi uma carta aos evangélicos, foi uma carta direcionada a qualquer religioso.
"Religião: um direito sagrado e fundamental".

No mais, ótima entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: